O curso tem como objectivo formar profissionais a nível superior com preparação teórica e prática no domínio do Processamento de Pescado.
Bem como, doutar o profissional de ferramentas essenciais para prestação de serviços nos navios pesqueiros industriais, vigilância, técnicas de armadores, nas empresas de processamento de pescado em terra e nos estaleiros de reparação e de produção.
O plano de estudo da Licenciatura em Engenharia de Técnicas de Processamento de Pescado é de 4080 horas.
A indústria alimentícia têm crescido consideravelmente, tanto pela demanda do consumidor como pelas inovações tecnológicas. E o pescado por apresenta características peculiares inerentes ao modo de captura, biologia e tipo de processamento, necessita de manuseio industrial adequado.
O Curso de Licenciatura em Engenharia de Técnicas de Processamento de Pescado visa a formação de profissionais para a Indústria Alimentar, com conhecimentos científicos e tecnológicos, bem como competências e habilidades para sector alimentício. O profissional é capaz de analisar e processar matérias-primas para obtenção de produtos finais de uso alimentar, agropecuário, entre outros; diminuir as altas taxas de desperdício na cadeia produtiva com o uso de técnicas de controlo de qualidade ao longo das diferentes etapas do processo; desenvolver novas tecnologias indústrias de processamento de pescado para a produção de bens e serviços de interesse; planejar e desenvolver projetos mecânicos e de automação de máquinas, e trabalhar em serviços de manutenção, usinagem e automação industrial na fabricação de máquinas e equipamentos da indústria alimentar.
Com base no Programa das Unidades Curriculares, são definidas os seguintes perfis de saída:
• Tecnologias de Pescado
Relacionados aos processos de industrialização de pescado, como fabricação, conservação, embalagem, armazenagem, transporte e comercialização. O profissional é capaz selecionar matérias-primas e definir os melhores sistemas de tratamento e conservação, gerenciar e planejar processos de transformação de pescado, desenvolver novas tecnologias e aprimorar condições de segurança no processamento.
• Técnicas de Produção e Manutenção de Máquinas e Aparelhos para a Industria Alimentícia
Relacionados ao trabalho com máquinas e equipamentos da indústria alimentar. O profissional é especializado na produção e manutenção de máquinas e equipamentos industriais, desenvolvendo projetos de fabricação de peças, de manutenção e elaboração de eventuais tipos de reparos com manuseio de metais e solda.
• Controlo de Qualidade e Biotecnologia Alimentar
Relacionados a qualidade e segurança alimentar. O profissional define e fiscaliza os padrões de controle de qualidade na indústria, desenvolve novos produtos para o mercado, coordena análises laboratoriais, organiza métodos e sistemas para garantir a qualidade das matérias-primas e dos produtos já processados. Participa em todas as etapas de produção, assegurando a qualidade e segurança do produto final. Em função de sua formação e as competências adquiridas, o engenheiro exerce actividades no sector alimentício nas áreas de:
1. Projetos industriais: planejar e implantar instalações da indústria alimentícia e dimensionar equipamentos. Avaliar a viabilidade econômica de novas indústrias, estudando as oportunidades de mercado.
2. Produção: desenvolver e aprimorar processos de produção, fazendo a selecção de máquinas e equipamentos fabris. Planejar e supervisionar operações industriais. Estudar e implantar métodos para aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir a segurança no trabalho.
3. Controle de qualidade: organizar métodos e sistemas de controlo e garantia de qualidade das matérias-primas e dos produtos processados nas indústrias alimentícias, coordenar análises laboratoriais.
4. Pesquisa e desenvolvimento: criar e aperfeiçoar produtos, de acordo com as necessidades do mercado. Pesquisar matérias-primas, embalagens e tecnologias de produção.
Com olhos para o futuro, e consciente do propósito e do contexto em que se insere, a Coordenação do Curso de Técnicas de Processamento de Pescado procura manter actualizadas as suas práticas, de forma a garantir a manutenção de uma estrutura moderna, dinâmica, flexível, pronta a adaptar-se às necessidades do mercado. Todos os nossos processos são alicerçados no contacto directo entre Professores, Docontes e Estudantes, promovendo a permuta de informação e pontos de vista, contributo para uma doutrina comum, aberta à análise crítica e criativa, e assente na liberdade científica.
O curso funciona na Faculdade de Processamento de Pescado, com um excelente quadro profissional, e com laboratórios para aulas práticas de informática, línguas, química, química de alimentos, ictiologia, automação, oficinas de usinagem e piscina para natação. Os estudos abrangem 4112 horas de programa, das quais 3920 horas são destinadas para as aulas práticas, projectos e aulas de laboratórios, e estágio curricular em indústrias do sector de 192 horas.
Sejam Bem-vindos ao Curso de Engenharia em Técnicas de Processamento de Pescado