(+244) 939 639 473

Técnicas de Processamento de Pescado

Objectivo do Curso

O curso tem como objectivo formar profissionais a nível superior com preparação teórica e prática no domínio do Processamento de Pescado.

Bem como, doutar o profissional de ferramentas essenciais para prestação de serviços nos navios pesqueiros industriais, vigilância, técnicas de armadores, nas empresas de processamento de pescado em terra e nos estaleiros de reparação e de produção.

Saída Profissional

  • Conhecer as técnicas de processamento de pescado;
  • Desenvolver técnicas de produção e transformação de pescado;
  • Desenvolver técnicas de controlo e qualidade pesqueira;
  • Gestor ou chefe de produção;
  • Gestor de stocks;
  • Conhecer a desenvolver as técnicas da área de congelação;
  • Conhecer e aplicar as técnicas de manutenção das máquinas nas indústrias pesqueiras e alimentação;
  • Actuar em actividades de armadores.

Carga Horaria

O plano de estudo da Licenciatura em Engenharia de Técnicas de Processamento de Pescado é de 4080 horas.

Paulino Connor Tchicomo, Coordenador do Curso

Mensagem do Coordenador

A indústria alimentícia têm crescido consideravelmente, tanto pela demanda do consumidor como pelas inovações tecnológicas. E o pescado por apresenta características peculiares inerentes ao modo de captura, biologia e tipo de processamento, necessita de manuseio industrial adequado.

O Curso de Licenciatura em Engenharia de Técnicas de Processamento de Pescado visa a formação de profissionais para a Indústria Alimentar, com conhecimentos científicos e tecnológicos, bem como competências e habilidades para sector alimentício. O profissional é capaz de analisar e processar matérias-primas para obtenção de produtos finais de uso alimentar, agropecuário, entre outros; diminuir as altas taxas de desperdício na cadeia produtiva com o uso de técnicas de controlo de qualidade ao longo das diferentes etapas do processo; desenvolver novas tecnologias indústrias de processamento de pescado para a produção de bens e serviços de interesse; planejar e desenvolver projetos mecânicos e de automação de máquinas, e trabalhar em serviços de manutenção, usinagem e automação industrial na fabricação de máquinas e equipamentos da indústria alimentar.

Com base no Programa das Unidades Curriculares, são definidas os seguintes perfis de saída:

Com olhos para o futuro, e consciente do propósito e do contexto em que se insere, a Coordenação do Curso de Técnicas de Processamento de Pescado procura manter actualizadas as suas práticas, de forma a garantir a manutenção de uma estrutura moderna, dinâmica, flexível, pronta a adaptar-se às necessidades do mercado. Todos os nossos processos são alicerçados no contacto directo entre Professores, Docontes e Estudantes, promovendo a permuta de informação e pontos de vista, contributo para uma doutrina comum, aberta à análise crítica e criativa, e assente na liberdade científica.

O curso funciona na Faculdade de Processamento de Pescado, com um excelente quadro profissional, e com laboratórios para aulas práticas de informática, línguas, química, química de alimentos, ictiologia, automação, oficinas de usinagem e piscina para natação. Os estudos abrangem 4112 horas de programa, das quais 3920 horas são destinadas para as aulas práticas, projectos e aulas de laboratórios, e estágio curricular em indústrias do sector de 192 horas.

Sejam Bem-vindos ao Curso de Engenharia em Técnicas de Processamento de Pescado

Outras informações


Condições de Acesso

Para frequentar o curso de Engenharia de Técnicas de Processamento de Pescado, os interessados devem atender os seguintes requisitos:

Ter concluido o Ensino Médio;

Ter toda documentação legalizada;

Aprovar no Exame de Acesso.

Plano Curricular do Curso
Empresas onde pode trabalhar

Processamento e transformação do pescado em indústrias de (salga e seca, fumagem, congelação transformação em conserva);

Navios de transformação de pescado;

Empresas de processamento de pescado em terra;

Estaleiros de reparação e de produção;

Navios pesqueiros industriais;

Laboratórios de controlo de qualidade;

Centro de formação ligados a área de pesca;

Empresas e laboratórios de biotecnologia alimentar.

Contacto

924 803 835


coord.processamento@apcmn-edu.ao