(+244) 925 131 232

Mecânica Naval

Objectivo do Curso

O curso de Engenharia em Mecânica Naval tem como objectivo, formar Oficiais de Máquinas Marítimas com excelência a nível superior para a amarinha marcante e pescas.

A formação em Engenharia Mecânica Naval permite que os estudantes tenham uma preparação profunda que o torna capaz de gerir, operar e manter uma instalação de máquina, para o asseguramento do seu melhor desempenho como Engenheiro Mecânico.

Os estudante do curso de Licenciatura em Engenharia de Mecânica Naval recebem formação moderna e versátil de acordo com as exigências do sistema de ensino Nacional, dos critérios estabelecidos pela "IMO e da convenção STCW", que lhes permitirá trabalhar como engenheiros mecânicos a bordo de navios como membros da tripulação ou nas empresas ligadas à área marítima.

Saída Profissional

  • Realizar processos da exploração das casas de máquinas de navio;
  • Realizar processo de produção e montagem de máquinas da casa de máquinas;
  • Realizar os trabalhos de renovação e concerto na casa de máquinas;
  • Gerir e organizar o pessoal de trabalho dentro da casa de máquinas;
  • Supervisor de manutenção de máquinas e equipamentos;
  • Preparar matérias para o trabalho a bordo de navios da frota marcante e pesqueira;

Carga Horaria

Quanto a programação da carga horária, os estudos no geral são de 4000 horas.

Avelino C. Jongolo Manuel, Coordenador do Curso

Mensagem do Coordenador

O curso de Engenharia Mecânica Naval, na Academia de Pescas e Ciências do Mar do Namibe, é um curso superior em licenciatura que tem como objectivo formar quadros de excelência, com competências para a Mecânica Naval. Na licenciatura em Engenharia Mecânica Naval é ministrada formação necessária para o exercício da profissão de Engenheiro Mecânico em actividades totalmente ligadas ao Mar, ou em infraestruturas de apoio ao sector marítimo.

Este curso visa desenvolver competências para realizar actividades de coordenação de processos de construção, montagem e reparação de equipamentos e estruturas navais, bem como a manutenção de navios, realizando inspeções, testes e ensaios de acordo com as normas técnicas, de segurança, de qualidade assim como ambientais.

A formação de licenciatura em Mecânica Naval, concilia um vasto conhecimento para satisfazer os requisitos técnicos da profissão, com competências e habilidades para o planeamento e desenvolvimento de novos conceitos da indústria Naval, de acordo com os padrões de formação estabelecidos pela Convenção STCW – International Convention on Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers da Organização Marítima Internacional (IMO), o que garante aos seus diplomas a obtenção de certificação internacional para o exercício da sua actividade profissional em qualquer marinha mercante mundial.

As competências adquiridas através do conjunto de actividades exercidas a bordo pelos engenheiros em Mecânica Naval torna-os, igualmente, profissionais altamente procurados por empresas dos variados sectores de actividades.

De realçar que os estudantes que frequentarem o curso de licenciatura em Engenharia Mecânica Naval na APCMN irão adquirir competência técnicas e profissionais dentre as quais podemos destacar as seguintes:

Outras informações


Condições de Acesso

Para frequentar o curso de Mecânica Naval, os interessados devem atender os seguintes requisitos:

Ter concluido o Ensino Médio;

Ter toda documentação legalizada;

Aprovar no Exame de Acesso.

Plano Curricular do Curso
Empresas onde pode trabalhar

Estaleiros de construção e reparação naval, Produção e distribuição de energia, Indústria química e petrolífera, Indústria automóvel;

Gestão técnica de navios, administrações marítimas e portuárias, Energia renováveis, Sociedades classificadoras, Inspecção de navios;

Refrigeração e climatização, Construção civil e obras públicas;

Empresas de marinha mercante e de pescas.

Contacto

924 769 951


coord.mecanica@apcmn-edu.ao