O curso de Engenharia em Mecânica Naval tem como objectivo, formar Oficiais de Máquinas Marítimas com excelência a nível superior para a amarinha marcante e pescas.
A formação em Engenharia Mecânica Naval permite que os estudantes tenham uma preparação profunda que o torna capaz de gerir, operar e manter uma instalação de máquina, para o asseguramento do seu melhor desempenho como Engenheiro Mecânico.
Os estudante do curso de Licenciatura em Engenharia de Mecânica Naval recebem formação moderna e versátil de acordo com as exigências do sistema de ensino Nacional, dos critérios estabelecidos pela "IMO e da convenção STCW", que lhes permitirá trabalhar como engenheiros mecânicos a bordo de navios como membros da tripulação ou nas empresas ligadas à área marítima.
Quanto a programação da carga horária, os estudos no geral são de 4000 horas.
O curso de Engenharia Mecânica Naval, na Academia de Pescas e Ciências do Mar do Namibe, é um curso superior em licenciatura que tem como objectivo formar quadros de excelência, com competências para a Mecânica Naval. Na licenciatura em Engenharia Mecânica Naval é ministrada formação necessária para o exercício da profissão de Engenheiro Mecânico em actividades totalmente ligadas ao Mar, ou em infraestruturas de apoio ao sector marítimo.
Este curso visa desenvolver competências para realizar actividades de coordenação de processos de construção, montagem e reparação de equipamentos e estruturas navais, bem como a manutenção de navios, realizando inspeções, testes e ensaios de acordo com as normas técnicas, de segurança, de qualidade assim como ambientais.
A formação de licenciatura em Mecânica Naval, concilia um vasto conhecimento para satisfazer os requisitos técnicos da profissão, com competências e habilidades para o planeamento e desenvolvimento de novos conceitos da indústria Naval, de acordo com os padrões de formação estabelecidos pela Convenção STCW – International Convention on Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers da Organização Marítima Internacional (IMO), o que garante aos seus diplomas a obtenção de certificação internacional para o exercício da sua actividade profissional em qualquer marinha mercante mundial.
As competências adquiridas através do conjunto de actividades exercidas a bordo pelos engenheiros em Mecânica Naval torna-os, igualmente, profissionais altamente procurados por empresas dos variados sectores de actividades.
De realçar que os estudantes que frequentarem o curso de licenciatura em Engenharia Mecânica Naval na APCMN irão adquirir competência técnicas e profissionais dentre as quais podemos destacar as seguintes:
1. Capacidade de exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas prescritas pela legislação específica;
2. Capacidade de efetuar a manutenção e reparação das máquinas e equipamentos das embarcações, de modo a melhorar o seu rendimento e fiabilidade;
3. Capacidade de coordenar e executar as operações de reparação dos equipamentos mecânicos e electro- mecânicos de plataformas marítimas de prospeção e extração de petróleo e gás;
4. Capacidade de desenvolver relações técnicas com os fornecedores de equipamentos, analisar as necessidades de adaptação das tecnologias às especificidades de uma determinada instalação;
5. Capacidade de analisar as necessidades de equipamentos e sistemas, e desenvolver os procedimentos técnicos e comerciais necessários à sua aquisição;
6. Capacidade de efetuar a análise de avarias e danos estruturais nos navios, plataformas, equipamentos, planear e desenvolver as acções necessárias à adequada reparação, seleccionando criteriosamente os materiais, os processos tecnológicos, os recursos humanos e os ensaios não destrutivos e testes necessário a garantia da qualidade da reparação;
7. Capacidade de acompanhar e inspecionar o processo de execução das reparações de forma a garantir a verificação das especificações de projecto;
8. Capacidade de transmitir as instruções técnicas adequadas aos mecânicos, serralheiros e soldadores, por forma a garantir a correcta execução de reparações de navios e componentes de equipamentos de acordo com as especificações de projecto.