(+244) 925 131 232

Electrónica e Electrotecnia

Objectivo

O curso de Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e Electrónica Industrial tem como objectivo formar profissionais a nível superior que usará ferramentas conceptuais, metodológicas, técnicas e cintificas da área de electrotécnica electrónica industrial.

De forma específica esta formação, pretende atender as necessidades socio económicas regionais e nacionais no domínio da electrotécnica electrónica industrial e contribuir na projecção, planificação e execução para o desenvolvimento científico e tecnológico no âmbito das unidades curriculares conexas das engenharias desempenhando um papale importante na busca do desenvolvimento sustentável do País.

O plano de estudo do curso de Electrotécnica e Electrónica Industrial, cumpre os critérios do sistema de formação nacional e pelos padrões estabelecidos pela convenção STCW da Organização Marítima Internacional (IMO).

Carga Horaria

O plano de Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e Electrónica Industrial é de 4032 horas.

Saída Profissional

  • Actuar na preparação para o trabalho nos navios de frota mercante e de pescas;
  • Explorar e operar máquinas instaladas no navio;
  • Cooperar com os sistemas de controle de tráfego dos navios;
  • Cooperar com os órgãos da administração marítima e sociedades de classificação que vigiam a segurança da exploração de navios e rotas;
  • Desenvolver tecnologias de reparação de navios;
  • Gerir navios da frota mercante e de pescas;
  • Produzir e verificar documentos básicos na plataforma marítima e portuária;
  • Gerir mercadorias, cargas e protecção do ambiente;
  • Desenvolver tecnologia do processamento prévio do pescado;
  • Proceder às operações de carga nos navios da frota mercante;
  • Aplicar técnicas e conhecimentos em navegação.

Flávio C. da Silva, Coordenador do Curso

Mensagem do Coordenador

O curso de Engenharia de Electrotécnica e Electrónica Industrial da APCMN, trata do estudo e aplicação da Eléctricidade, Electrónica/Telecomunicações e Automação naval.

Propusemo – nos formar profissionais de nível superior com competências e habilidades para projectar, desenvolver, instalar e manter sistemas no domínio da Electrotécnica, Electrónica Indústrial e Indústria Naval de acordo com procedimentos e normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho.

Temos laboratórios equipados que vão ao encontro dos objectivos preconizados para este curso actual e exigente. Nestes laboratórios os Estudantes, por exemplo poderão, realizar montagens e ensaios em laboratório envolvendo medições em corrente alternada e contínua, qualidade de energia, arranque de motores eléctricos, eletrónica de potência e automatizar propulsores eléctricos navais.

O profissional a formar terá competências científicas, técnicas e culturais para destacar – se no mercado de trabalho cada vez mais exigente. Se pretende ser Engenheiro Eletrotécnico e Electrónico venha adquirir competências connosco como:

Outras informações


Condições de Acesso

Para frequentar o curso de Electrotécnica e Electrónica Industrial, os interessados devem atender os seguintes requisitos:

Ter concluido o Ensino Médio;

Ter toda documentação legalizada;

Aprovar no Exame de Acesso.

Plano Curricular do Curso
Empresas onde pode trabalhar

Empresas de Automação;

Empresas de Produção Eléctrica;

Empresas de Telecomunicação;

Estaleiros Naval em Unidade Industrial;

Empresas ligadas aos sistemas de medição e de gestão;

Empresas de Marinha Mercante e de Pesca.

Contacto

924 772 185


coord.electrotecnica@apcmn-edu.ao