O curso de Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e Electrónica Industrial tem como objectivo formar profissionais a nível superior que usará ferramentas conceptuais, metodológicas, técnicas e cintificas da área de electrotécnica electrónica industrial.
De forma específica esta formação, pretende atender as necessidades socio económicas regionais e nacionais no domínio da electrotécnica electrónica industrial e contribuir na projecção, planificação e execução para o desenvolvimento científico e tecnológico no âmbito das unidades curriculares conexas das engenharias desempenhando um papale importante na busca do desenvolvimento sustentável do País.
O plano de estudo do curso de Electrotécnica e Electrónica Industrial, cumpre os critérios do sistema de formação nacional e pelos padrões estabelecidos pela convenção STCW da Organização Marítima Internacional (IMO).
O plano de Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e Electrónica Industrial é de 4032 horas.
O curso de Engenharia de Electrotécnica e Electrónica Industrial da APCMN, trata do estudo e aplicação da Eléctricidade, Electrónica/Telecomunicações e Automação naval.
Propusemo – nos formar profissionais de nível superior com competências e habilidades para projectar, desenvolver, instalar e manter sistemas no domínio da Electrotécnica, Electrónica Indústrial e Indústria Naval de acordo com procedimentos e normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho.
Temos laboratórios equipados que vão ao encontro dos objectivos preconizados para este curso actual e exigente. Nestes laboratórios os Estudantes, por exemplo poderão, realizar montagens e ensaios em laboratório envolvendo medições em corrente alternada e contínua, qualidade de energia, arranque de motores eléctricos, eletrónica de potência e automatizar propulsores eléctricos navais.
O profissional a formar terá competências científicas, técnicas e culturais para destacar – se no mercado de trabalho cada vez mais exigente. Se pretende ser Engenheiro Eletrotécnico e Electrónico venha adquirir competências connosco como:
1. Capacidade para actuar nos sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia eléctrica;
2. Capacidade de aplicar normas técnicas em processos de fabricação, instalação e operação de máquinas eléctricas, equipamentos e na manutenção elétrica industrial;
3. Capacidade de projetar, analisar e operar instalações eléctricas industriais;
4. Capacidade de realizar projectos de sistemas microprocessados, microcontrolados e processadores digitais de sinais;
5. Capacidade de projetar, operar e especificar sistemas de redes de comunicação e protocolos;
6. Capacidade de projectar, operar e especificar sistemas utilizando os diversos meios de comunicação: cabos, fibras ópticas, guias de ondas e sem fio;
7. Capacidade de operar e automatizar sistemas de navios tais: propulsores eléctricos, instalação do combustível do motor principal SULZER, instalação de água doce de arrefecimento do motor principal, instalação de lubrificação do motor principal.