(+244) 925131232

Administração e Gestão

Objectivo

O curso de Licenciatura em Administração e Gestão, tem como objectivo formar profissionais de nível superior com competências conceptuais, técnicas e científicas da área de Administração e Gestão bem como o gerenciamento das actividades humanas nas regiões costeiras.

Esta formação pretende incentivar uma visão crítica e criativa para a identificação e resolução de problemas, e que resultem numa ctuação empreendedora e abrangente no atendimento às demandas da sociedade.

Carga Horaria

O plano de estudo de Licenciatura em Administração e Gestão tem 4160 horas.

Saída Profissional

  • Actuar em contabilidade, finanças e bancos;
  • Planificar e tomar decisões nos sistemas logistícos;
  • Produzir e verificar documentos básicos na plataforma marítima e portuária;
  • Utilizar sistemas informáticos (tanto básicos como especializados) na empresa;
  • Analisar os cenários empresariais e os seus recursos;
  • Actuar na aplicação de técnicas básicas e ferramentas do trabalho do gestor;
  • Usar conhecimentos da área de administração e Gestão, para uma realização eficaz dos propósitos da empresa no ramo económico naval e logístico; Criar condições legais e técnicas de gerir cadeia de suplementos.

Dulce Naíra André Quiatuhanga, Coordenadora do Curso

Mensagem da Coordenadora

O curso de Administração e Gestão tem como Objectivo formar profissionais de nível superior com competências conceptuais e técnicas para desenvolverem trabalho autónomo, criativo e sustentável na área de gestão, dentro de empresas públicas ou privadas, ligadas ao ramo do transporte marítimo, logística, serviços, administrações marítimas e actividades afins. A gestão consiste na coordenação racional dos recursos humanos, materiais e financeiros de modo que se possam alcançar os objectivos pré-definidos dentro de uma organização. Como responsável pelo gerenciamento de todos os meios postos a disposição da empresa, o gestor planeia, organiza, lidera e controla as actividades realizadas no seio da organização.

A actual conjuntura mundial, fruto da globalização económica, obriga as empresas a serem cada vez mais competitivas, a ideia chave é maximizar seus lucros com o mínimo de recursos possíveis, responsabilidade que recai para os gestores, uma vez que são responsáveis pela tomada de decisões dentro da organização.

O curso engloba aspectos da gestão de empresas de uma forma mais generalizada e possui uma componente mais específica ligada ao gerenciamento de empresas públicas e privadas do ramo marítimo-portuário, tendo como núcleo, a gestão dos transportes marítimos e da infraestrutura marítima-portuária, o que inclui o tratamento das actividades serviços ligadas ao ramo marítimo, destacando: agenciamento, serviços alfandegários, frete, seguros, correspondências no comércio exterior e outras.

Com duração de 5 anos, o plano curricular está dividido em 10 semestres. Entre as principais unidades curriculares, destacam-se: Gestão, Organização e Gestão, Organização do Giro Portuário, Transacções e Documentos em Navegação Marítima, Bases da Técnica de Transportes Marítimos, Cargas, Logística de Transportes, Bases do Comércio Marítimo, Tecnologias Informáticas no Transporte Marítimo, Língua Inglesa, Organização e Gestão no Transporte Marítimo e Correspondência Comercial.

Angola tem uma costa marítima de aproximadamente 1650 km. Este potencial favorece a prática do transporte marítimo, como alternativa para os outros meios de transporte, devido ao baixo custo e a capacidade de transportar grandes quantidades de mercadorias ao mesmo tempo. Com a globalização económica, o comércio internacional intensificou-se e o transporte marítimo é por excelência o responsável pelo transporte de mais de 80% dos produtos transacionados a nível internacional. O crescente uso do transporte marítimo nas trocas comerciais exige a implementação de técnicas de gestão e apoio administrativo específicos para este ramo. Surge assim a necessidade da criação de cursos que potenciem os profissionais que queiram trabalhar na área da gestão dos transportes marítimos, assim como da infraestrutura marítmo-portuária, é nesta perspectiva que se implementou o curso de Administração e Gestão na Academia de Pescas e Ciências do Mar do Namibe.

Outras informações


Condições de Acesso

Para frequentar o curso de Administração e Gestão, os interessados devem atender os seguintes requisitos:

Ter concluido o Ensino Médio;

Ter toda documentação legalizada;

Aprovar no Exame de Acesso.

Plano Curricular do Curso
Empresas onde pode trabalhar

Empresas ligadas a Administração Marítima, agências marítimas, indústrias e serviços;

Empresas relacionadas a (Transporte, Armazéns, Baldeação, Expedição de frete, Segurança, Perícia e controle, Shiphandling, Turísticas e Hotelaria);

Podem prestar serviços nas áreas dos serviços alfandegários, marketing e publicidade, protecção do meio ambiente e controlo da qualidade, gestão e supervisão portuária e gestão ambiental;

Empreendedorismo.

Contacto

924 770 651


coord.administracao@apcmn-edu.ao