o curso de licenciatura em oceanografia, tem como objectivo formar profissionais a n]ivel superior com conhecimento das características dos oceanos, mares, rios, lagos e zonas costeiras desde os apectos da sua descrição físicaaté a interpretação dos fenômenos
o trabalho de um oceanógrafo envolve uma formação avançada multidisciplinar com habilidades e capacidade para analisar, compreender, interpretar e explicar os fenômenos oceanógrafos, assim como determinar as condições físicas, químicas e biologicas das costas
Um bom oceanógrafo deve ter ser cuidadoso e ter atenção aos detalhes para desenvolver pesquisas e análises de qualidade.
O plano de estudo da Licenciatura em Oceanografia tem 400 horas.
O curso de Oceanografia é pouco conhecido em Angola, apesar deste facto os profissionais nesta área têm ótimas oportunidades de emprego. Se você é apaixonado pelo mar e quer desvendar alguns dos seus mistérios, essa pode ser a profissão certa.
Apesar do nome a Oceanografia não estuda apenas os oceanos, pois o seu objeto é bem mais amplo. O oceanógrafo estuda os oceanos e também é responsável pelo conhecimento de outros ambientes aquáticos como os lagos, os rios e as zonas costeiras.
Um oceanógrafo é um profissional que pesquisa fenômenos que acontecem dentro dos ambientes aquáticos e como estes interagem com os continentes e a atmosfera, por exemplo estuda os seres vivos (animais, plantas e outros micro-organismos), os fenômenos das alterações climáticas, seus processos físicos e químicos (como as correntes marítimas, a salinidade e as variações de condições de temperatura e pressão), bem como a sustentabilidade dos recurso minerais neste ambiente. Assim sendo a oceanografia esta dividida nas seguintes áreas: Biológica, Física, Química e Geológica.
De acordo com a UNESCO há muitas questões que afetam os oceanos. A natureza frágil e interligada dos ecossistemas oceânicos, bem como as atividades humanas incluindo a pesca exagerada e destrutiva, as mudanças climáticas e seus diversos impactos nos oceanos, a destruição dos ecossistemas marinhos, a perda da biodiversidade e a degradação do ambiente natural, têm sido muito discutidos quando se fala da economia azul ou exploração sustentável dos recursos.
A nossa missão é garantir um ensino de qualidade, formar técnicos eticamente capazes, com uma visão critica e criativa para poderem actuar de forma interdisciplinar nos diversos fenómenos ligados a oceanografia.
Esperamos por ti.