(+244) 923 743 353

Aquicultura

Objectivo do Curso

O curso de Licenciatura em Aquicultura, tem como objectivo formar profissionais a nível superior de conhecimentos sólidos, adequados à compreensão da produção de pescado em cativeiro, bem como a análise da avaliação, gestão, exploração sustentável dos recursos aquáticos vivos.

Esta formação actual é de extrema importância para o desenvolvimento do nosso país e vai dando passos largos sobre o estudo das técnicas do cultivo e reprodução de peixes e moluscos tanto marinhos como dulceaquícolas.

O plano de estuado prepara especialistas para o trabalho em laboratório de investigação (de experimentação e de controlo), como funcionários técnicos ou t´rcnico-cientificos em fazenda de aquicultura (incubadoras, viveiros), em instituições responsáveis pela proteção do ambiente, em indústria de processamento, marketing, administração local e pública.

Saída Profissional

  • Conhecer os problemas ligados ao ambiente aquático;
  • Conhecer a biologia e ecologia de espécies haliêuticas;
  • Conhecer as regras de gestão de processos de criação;
  • Conhecer os problemas tecnológicos fundamentais e propor soluções amigas do ambiente;
  • Actuar nas actividades segundo as regras do desenvolvimento sustentável;
  • Conhecer os tipos básicos de viveiros e métodos de criação de organismos aquáticos tais como: plantas marínhas (incluíndo as macroalgas), invertebrados marinhos (por exemplo crustáceoos, moluscos), peixes, carcinicultura (camarão) e ranicultura (rãs);
  • Compreender e analisar os processos que acontecem na natureza e saber qual é a influência do homem no ambiente;
  • Entender o papel da aquicultura na actividade económica do homem, na área alimentar e industrial;

Carga Horaria

Quanto a programação da carga horária, os estudos no geral são de 4064 horas.

Domingas P. André Quiatuhanga, Cordenadora do Curso

Mensagem da Coordenadora

Aquicultura é uma área das ciências agrícolas e pesqueira que visa a produção de pescado em condições controladas “cativeiro”. É a actividade de produção de alimento que mais tem crescido mundialmente. A produção de alimento por meio da aquicultura envolve uma variedade de espécies (dulcícolas e marinhas) e técnicas de produção com diferentes níveis tecnológicos. Paralelamente a produção de alimento, as actividades aquícolas envolvem igualmente, a produção de organismos para fins conservacionais, bem como a produção de espécies ornamentais.

A adesão ao curso de Licenciatura em Aquicultura, é uma maneira indubitável de preparar o profissional, tanto para áreas de trabalho, de produção e gestão em cultura de organismos, como para o prosseguimento da formação em pós-graduação. Além destes benefícios, a frequência neste curso, oferece a possibilidade de o estudante contribuir sobremaneira para a redução da demanda por proteína animal, resultante do crescimento demográfico da população humana, dando-lhe a oportunidade da criação do autoemprego. Para tal, o curso oferece uma série de ferramentas que conferem aos estudantes, conhecimentos e habilidades para o exercício das futuras profissões, estando envolvidas no programa, saídas de campo, promoção da indústria aquícola através de elaboração de projectos, bem como algumas experiências operacionais. Por esta razão, ao optarem por este curso, passam a ter excelentes opções de carreiras na indústria aquícola, não descorando o facto de as habilidades adquiridas poderem ser traduzidas em competências para actuação em áreas relacionadas como a gestão e conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos.

Outras informações


Condições de Acesso

Para frequentar o curso de Aquicultura, os interessados devem atender os seguintes requisitos:

Ter concluido o Ensino Médio;

Ter toda documentação legalizada;

Aprovar no Exame de Acesso.

Plano Curricular do Curso
Empresas onde pode trabalhar

Empresas/Indústria de processamento e transformação;

laboratórios de investigação ligados a aquicultura;

instituições de investigação privados e públicos;

Empresas de aquicultura e pesca, produtores de alimentos, aquáriios públicos no zoológico ou em produção e criação de peixes ornamentais;

poderão optar em criar os seus próprios negócios como: Fazenda de Aquicultura, Viveiros, Incubadouras.

Contacto

924 769 737


coord.aquicultura@apcmn-edu.ao