O curso de Licenciatura em Aquicultura, tem como objectivo formar profissionais a nível superior de conhecimentos sólidos, adequados à compreensão da produção de pescado em cativeiro, bem como a análise da avaliação, gestão, exploração sustentável dos recursos aquáticos vivos.
Esta formação actual é de extrema importância para o desenvolvimento do nosso país e vai dando passos largos sobre o estudo das técnicas do cultivo e reprodução de peixes e moluscos tanto marinhos como dulceaquícolas.
O plano de estuado prepara especialistas para o trabalho em laboratório de investigação (de experimentação e de controlo), como funcionários técnicos ou t´rcnico-cientificos em fazenda de aquicultura (incubadoras, viveiros), em instituições responsáveis pela proteção do ambiente, em indústria de processamento, marketing, administração local e pública.
Quanto a programação da carga horária, os estudos no geral são de 4064 horas.
Aquicultura é uma área das ciências agrícolas e pesqueira que visa a produção de pescado em condições controladas “cativeiro”. É a actividade de produção de alimento que mais tem crescido mundialmente. A produção de alimento por meio da aquicultura envolve uma variedade de espécies (dulcícolas e marinhas) e técnicas de produção com diferentes níveis tecnológicos. Paralelamente a produção de alimento, as actividades aquícolas envolvem igualmente, a produção de organismos para fins conservacionais, bem como a produção de espécies ornamentais.
A adesão ao curso de Licenciatura em Aquicultura, é uma maneira indubitável de preparar o profissional, tanto para áreas de trabalho, de produção e gestão em cultura de organismos, como para o prosseguimento da formação em pós-graduação. Além destes benefícios, a frequência neste curso, oferece a possibilidade de o estudante contribuir sobremaneira para a redução da demanda por proteína animal, resultante do crescimento demográfico da população humana, dando-lhe a oportunidade da criação do autoemprego. Para tal, o curso oferece uma série de ferramentas que conferem aos estudantes, conhecimentos e habilidades para o exercício das futuras profissões, estando envolvidas no programa, saídas de campo, promoção da indústria aquícola através de elaboração de projectos, bem como algumas experiências operacionais. Por esta razão, ao optarem por este curso, passam a ter excelentes opções de carreiras na indústria aquícola, não descorando o facto de as habilidades adquiridas poderem ser traduzidas em competências para actuação em áreas relacionadas como a gestão e conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos.